quinta-feira, 30 de junho de 2011

CAI FORA BUEMI!!!!

O suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, que antes tinha figura de simpático e bonzinho, se mostrou um tremendo de um arrogante. Contra Jaime Alguersuari. Fiquei com muita raiva desse narigudo. Nas palavras dele:
"Sou mais rápido que Alguersuari. Fui melhor que ele nas classificações." Depois não sabe porque Alguersuari ficou 12 horas sem falar com você. Buemi, além de se mostrar 2 caras, se mostrou um piloto ganancioso e altivo. Decepção total. Saia da Toro Rosso e só seja mais rápido que Alguersuari no seu videogame. Alguersuari tem uma coisa em vantagem: Ele não é desproporcional e caricatura humana que nem Buemi.



AU REVOIR BUEMI!

Volte lá para o kart. Volte para onde você nunca deveria ter saído.

Barca furada

Narain Karthikeyan foi substituído por Daniel Ricciardo, na Hispania. Provavelmente, Karthikeyan nunca mais vai pisar em um carro de F1, pois ele só está lá graças a verdinha de seu patrocínio, a marca indiana TATA, ma megaempresa que está no mercado mundial. Eles fabricam o carro mais barato do mundo, do tamanho do Smart, o TATA Nano. Karthikeyan correu na Jordan em 2005. Seu melhor resultado foi um quarto lugar em Indianápolis, no histórico GP de seis carros.

Lona de circo

Imagem do dia: Capacete de Alex Wurz em seus tempos na McLaren.

Não sabe separar

O grande defeito de Vitatonio Liuzzi na F1 foi não saber separar a baladeira do trabalho. Em foto de 2007, ilustra o momento dele na Toro Rosso. Ele foi muito mal. Ele se mostrou muito irresponsável na carreira. Teve vezes que foi para festas e badalações em fim de semana de prova. Já o DJ Squire (Nome artístico de Jaime Alguersuari quando DJ), só é DJ em fim de semana que não tem prova. Squire significa Escudero, um dos sobrenomes de Jaime Víctor Alguersuari Escudero, em inglês. Uma frase que Jaime disse uma vez foi:
"Yo soy piloto 19 vezes en el año e DJ en las otras vezes en el año. Pero no soy piloto quando estoy como DJ e no soy DJ en fin de semana de prueba."
Liuzzi tinha tudo para se dar muito bem na F1. Foi campeão da Fórmula 3000 em 2004, sendo o último campeão da categoria antes de virar GP2 series. Passou pela Red Bull e teve tudo nas mãos. Hoje, é companheiro de Daniel Ricciardo e Narain Karthikeyan na Hispania. Foi parar numa barca furada e está em fim de carreira.

Graças a deus!

Ufa! Graças a Deus a Toro Rosso não fez a "trapalhada", para não dizer outra coisa, de trocar o catalão Alguersuari pelo australiano Ricciardo. Ricciardo estreia sim, no lugar de Narain Karthikeyan, da Hispania Racing Team. O australiano Ricciardo, da Hispania, é um bom piloto. E posso dizer uma coisa: Quero e muito que ele assuma o lugar de Jaime Alguersuari na Toro Rosso. Sabe quando? Quando Alguersuari estiver lá na Red Bull, fazendo o Vettel passar vergonha na frente do público. O Alguersuari vai ser o próximo Alonso. Tenha esse prazer, Jaime. Esse prazer que nenhum piloto catalão teve antes. Tenha o prazer de algum dia ser campeão, deixando o Franz Tost de boca aberta. Eu não tenho pressa. Em 2020, ele terá 30 anos de idade. Esse cara vai ser campeão algum dia. E o Ricciardo também tem muito talento. Mas por outro lado, coitado do Ricciardo. Concordam que ele é muito feio?

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ainda perguntam?

Vocês tem certeza de que precisam me perguntar por que eu gosto de Jaime Alguersuari? Pensem muito bem antes de responder. O cara foi campeão de Kart várias e várias vezes. Na Fórmula 3 inglesa, teve 8 vitórias, 16 pódios e 8 poles, e ainda foi super simpático comigo e está indo até bem na Fórmula 1. É ou não é para gostar desse cara? Bom piloto e simpático, ele é muito bom. Se for para a Red Bull, eu fico até com pena do coitado do Vettel. Eu vou até começar a ficar de bode, pois ele vai ganhar tudo. Uma coisa que Jaime falou uma vez foi:

"Falo a mesma língua de Alonso e somos da mesma nacionalidade. De vez em quando, converso com ele, a gente bate papo. Mas não o considero meu amigo."

Mesmo sendo fã de Alonso, tenho de admitir que ele é estrelinha e cheio de não-me-toques. Já Alguersuari é um cara mais extrovertido. Me lembro que conversei em espanhol com Jaime. Também lembro que perguntei para os mecânicos da Toro Rosso:

Quem é mais simpático? Buemi ou Alguersuari?

Eles disseram: Seb.
Depois eu fiquei pensando: Nossa, se o Buemi é mais simpático do que o Alguersuari, o Buemi iria me pegar no colo e me convidar para jantar com ele.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O resto

Sabe aquele piloto que faz uma temporada nem um pouco empolgante? É essa a temporada de Vitor Meira. Na minha opinião, ele está indo mal, pois é apenas o décimo sexto colocado na temporada. Ele foi muito bem na corrida qui no Brasil no ano passado, ficou em terceiro lugar. Acho que A.J Foyt não segura sua vaga muito tempo não. Meira está mostrando pouca competitividade, tanto ele quanto Helio Castroneves. Eu falo para eles colocarem o Alguersuari no lugar, mas quem sabe no ano que vem eles comecem a me ouvir.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ele tem razão

Oriol Servià está muito certo ao dizer que a F1 é tensa, e muitos dos pilotos são infelizes. A Indy tem um ambiente gostoso, e relaxado, concordo com ele. Agora, espero que apareça uma vaga na Indy para Jaime Alguersuari estrear. Ele, que agora está ficando melhor na Toro Rosso, demonstrou interesse pela Indy. E, parece maluquice, mas acho que pela temporada que Helio Castroneves está fazendo, é uma boa substituir o brasileiro pelo catalão.

domingo, 26 de junho de 2011

Se for para um sair, que saiam dois



O título deste post ilustra o atual momento de Jaime Alguersuari na Scuderia Toro Rosso, equipe B da Red Bull. A equipe acha que o catalão está indo mal. OK, mesmo como ídolo de Jaime, admito que ele não é um Schumacher, mas é fato: Ele tem talento. Depois da corrida excelente feita no Canadá, a Toro Rosso disse: Está melhorando. Após a classificação do GP da Europa, onde Jaime largou na décima oitava posição, a equipe disse que seu futuro na equipe está em risco. Mas francamente, Sebastien Buemi foui mil vezes melhor, e largou em décimo sétimo, ou seja, apenas uma posição na frente do espanhol. Buemi fez uma corrida vexatória, ficando apenas na décima terceira posição, e sendo muito atacado pelo mexicano Sergio Perez, da Sauber. A resposta a altura de Alguersuari foi o oitavo lugar excepcional que conseguiu, ficando mais de 5 voltas segurando o alemão Adrian Sutil. Agora, Alguersuari é o décimo terceiro colocado no campeonato, enquanto Buemi, com o mesmo número de pontos, é o décimo quarto. Há muito tempo, Jaime demonstrou interesse pela Fórmula Indy, e é muito amigo de Oiol Servià. Seria excelente ver Jaime na Fórmula Indy. O negócio é o seguinte: Se quer demitir um piloto da Toro Rosso, demite logo os dois.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Talento com carro ruim

Justin Wilson, ex piloto da Minardi e Jaguar, é o companheiro de Bia Figueiredo, Simon Pagenaud e Davey Hamilton na Dreyer & Reinblod Racing. A equipe é muito fraca, mas o inglês tem muito talento. Se estivesse em uma boa equipe, como Ganassi, poderia levar uma disputa no braço. É o maior piloto da Fórmula Indy, lógico que em relação a tamanho, pois ele mede 1,92 de altura.

No fundo do poço

Se me perguntarem qual a maior decepção da Indy este ano, com certeza, é Ryan Hunter-Reay. Apenas o vigésimo primeiro colocado no campeonato, entrou nas 500 mlhas de Indianápolis porque Michael Andretti, dono da equipe, comprou a vaga do brasileiro Bruno Junqueira, da A J Foyt Interprises. Se não fosse a vaga comprada, 2 das 4 Andretti que correm não teriam se classificado. A equipe que fez o brasileiro Tony Kanaan campeão em 2004, é a mesma que está entrando no fundo do poço. Tony fez com que a equipe ganhasse muito. O único título da equipe do filho do campeão mundial de Fórmula 1 em 1978 Mario Andretti conseguiu apenas um título. Apenas o de Tony Kanaan. Danica Patrick está numa decepção que só lidera quando os outros foram para os boxes. Marco Andretti é até bom, mas não o suficiente para levar uma equipe no braço. A única vitória da equipe este ano foi do inglês Mike Conway, se não me engano em São Petesburgo. A equipe pode ser a melhor, porém se colocar pilotos ruins, não é o caso da Andretti, o negócio degringola. A Newman/Haas estava em plena decadência e só Oriol Servià conseguiu tirá-la desse poço. A KV está melhorando muito com Tony Kanaan, e podem me chamar de malucos se quiserem, mas na minha opinião, a Penke não tem um carro excelente este ano. Will Power está correndo muito mais que o carro.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O planalto Hinchcliffe

Todo mundo sabe como um planalto é irregular. Tão irregular quanto a trajetória de James Hinchcliffe na Fórmula Indy. Ele acumulou surpresas ótimas, como um quarto e um décimo lugar, e algumas decepções fortes, como a rodada que deu no seco na reta do sambódromo, aqui em São Paulo. Ele é companheiro do catalão Oriol Servià, e está fazendo um campeonato muito fraco em relação com o do companheiro de equipe. O catalão é o terceiro colocado no campeonato, apenas 72 pontos atrás de Will Power e Dario Franchitti, enquanto o jovem canadense é apenas o décimo sexto. Deve receber mais uma chance? Na minha opinião, sim. Porém, as equipes não gostam de trajetórias tão irregulares quanto as de Hinchcliffe.

Carne ao ponto

Takuma Sato está indo até bem na Fórmula Indy, ele é da KV Lotus Racing, companheiro de Tony Kanaan e Ernesto Viso. É o que nós chamamos de carne ao ponto. Não está batendo como se estivesse num carrinho de bate-bate, mas não está como seu companheiro de equipe brasileiro. Merece até mesmo mais uma chance, depois de sua conturbada carreira na Fórmula 1, onde passou por Jordan, BAR e Super Aguri. De certa forma, está surpreendendo à aqueles que diziam que ele batia demais, pois quase ganhou a etapa de São Paulo, e só poderia melhorar depois da vexatória temporada de 2010, onde bateu em quase todas as corridas. Sem dúvida nenhuma, é melhor que Viso, porém, também sem dúvida nenhuma, pior que Tony. Se ficar entre os 10 primeiros e segurar Danica Patrick, o japonês já está em vantagem.

Pouco para muito



Scott Dixon é um piloto extremamente talentoso, disso não há dúvida. Mas mesmo assim, acho que 2 títulos para um piloto de sua qualidade, é até pouco. Dixon tem talento para levar no braço sua disputa com o escocês Dario Franchitti. Dixon foi campeão em 2003 e 2008, ano em que eu conhei o brasileiro, então da Andretti Green, Tony Kanaan. Dixon é o quarto colocado no atual campeonato, atrás de Oriol Servià e na frente de Graham Rahal.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Imagem do dia

Foto do acidente de JR Hildebrand nas 500 milhas de indianápolis.

Você consegue.

Oriol Servià fez uma corrida impecável em Milwaukee. Largou em décimo, foi ultrapassando muito gente, a maioria no braço, e um ou dois por causa de batida, como com o brasileiro Tony Kanaan, Oriol conseguiu chegar em terceiro lugar. Consequência: Voltou a ser o terceiro colocado na tabela geral, apenas 72 pontos atrás dos líderes Will Power e Dario Franchitti. Um dia depois da corrida, Servià disse em seu twitter para Tony Kanaan:

"Doeu te ver no muro. Queria te passar, mas não desta maneira."

Além de ser um excelente piloto, Servià mostrou também muito caráter, pois não é qualquer piloto que pensa assim. Está correndo direitinho, sem deixar passar suas oportunidades. O que ele tem, ele aproveita. Precisa tomar muito cuidado com Scott Dixon, da Ganassi, quarto colocado, apenas 3 pontos atrás de Oriol. Mesmo sem ter o melhor carro do ano, Servià tem talento para poder até mesmo vencer alguma corrida, ou até mesmo o campeonato. Está levando no braço com seu companheiro de Newman/Haas, James Hinchcliffe, décimo sexto no campeonato. A disputa pega fogo na Fórmula Indy e com o talento dos 6 primeiros colocados, a coisa pretende esquentar mais ainda. Parece loucura, mas acho que Tony Kanaan tem muito talento para levar a KV Lotus Racing no braço, como ele já está fazendo, aliás. A Andretti Racing, equipe que Tony Kanaan defendeu até 2010, que inclusive o fez campeão em 2004, está entrando no poço da amargura sem o brasileiro. Danica Patrick é a melhor colocada da equipe, sendo a derradeira do top 10 de pilotos, enquanto Marco Andretti é o décimo segundo, Mike Conway o décimo quarto e Ryan Hunter-Reay o vigésimo primeiro. A inglesa Pippa Mann fechou com a Conquest para fazer mais três corridas. JR Hildebrand está apaixonado pelo muro. Bateu em Milwaukee de novo, nas mesmas circunstâncias das 500 milhas de Indianápolis, a única diferença é que não era a última volta. Ernesto Viso, da KV Lotus Racing, também bateu. Na primeira curva da corrida, o piloto da Andretti Ryan Hunter-Reay rodou do nada e acertou o muro, sendo o primeiro a deixar a prova. A corrida esteve na mão tanto de Tony Kanaan quanto de Helio Castroneves. Castroneves passou Tony se não me engano na volta 115, até que perto da volta 150, Tony bateu forte e prejudicou um Safety Car. Não aconteceu nada com Tony, mas sua chance de vitória foi para o espaço sideral. Helinho estava com o pneu murcho e aproveitou o Safety Car para trocar os pneus. O pit stop foi relativamente demorado, fazendo com que ele perdesse a liderança da prova. Franchitti estava na liderança, Rahal era o segundo e Helinho era o terceiro, até que Viso bateu e provocou outro Safety Car na prova, ou seja, mais uma parada nos boxes. Franchitti fez um bom pit stop, temos que admitir que a Ganassi é boa em pit stops rápidos e ele continuou na liderança. O pit stop de Helinho parecia em câmera lenta, fazendo com que ele caísse para quinto ou sexto. A vitória estava nas mãos de Franchitti, e ele conseguiu. Graham Rahal foi o segundo e Oriol Servià foi o terceiro. Will Power fez uma bela corrida, e mostrando que bom carro e bom piloto são unidos, largou em décimo sétimo e foi o quarto.

sábado, 18 de junho de 2011

Pegando Fogo!

A Fórmula Indy está uma coisa muito legal. Will Power continua na liderança, e o meu ídolo Oriol Servià é o quarto, tudo está mais ou menos do jeitinho que eu queria. Para mim, falta vitória ou de um dos estreantes, brasileiros ou das meninas, em especial da Simona e da Bia Figueiredo. Quase que podemor excluir o fato estreantes, pois JR Hildebrand perdeu as 500 milhas e é estreante. Tony e Helinho tem a melhor estrutura para vencer uma e a piloto da HMV, Simona de Silvestro, é a que tem mais chances de vencer entre as meninas. Pode parecer maluquice e dou autorização para quem quiser me chamar de doido da cabeça, mas acho que Charlie Kimball tem perfeitas condições de vencer uma corrida. Entraria para a história mais uma vez, pois já é o primeiro piloto diabético da Indy. Se fosse o primeiro diabético a vencer, seria reconhecido por muita gente. Acho que ele é o estreante com melhor estrutura para ganhar, pois ele é da Novo Nordisk Chip Ganassi Racing.

O campeonato está assim:

1-Will Power
2-Dario Franchitti
3-Scott Dixon
4-Oriol Servià
5-Tony Kanaan
6-Ryan Briscoe
7-Graham Rahal
8-Alex Tagliani
9-JR Hildebrand
10-Takuma Sato
11-Marco Andretti
12-Vitor Meira
13-Mike Conway
14-Helio Castroneves
15-Danica Patrick
16-Simona de Silvestro
17-Justin Wilson
18-James Hinchcliffe
19-Charlie Kimball
20-Ernesto Viso
21-Ryan Hunter-Reay
22-Sebastian Saavedra
23-Raphael Matos
24-Bia Figueiredo
25-James Jakes
26-Dan Wheldon
27-Paul Tracy
28-Sebastien Bourdais
29-Ed Carpenter
30-Bertrand Baguette
31-Alex Lloyd
32-Tomas Scheckter
33-Jay Howard
34-Davey Hamilton
35-Simon Pagenaud
36-Townsend Bell
37-Buddy Rice
38-John Andretti
39-Pippa Mann
40-Wade Cunningham
41-Bruno Junquira

domingo, 5 de junho de 2011

Coitado

JR Hildebrand, da Panther, bateu quando ia se consagrar nas 500 milhas.Uma linda vitória de um estreante na Indy foi para o espaço.Melhor para Dan Wheldon, vencedor.Hildebrand chegou em segundo lugar.Iria ultrapassar o retardatário Charles Kimball quando bateu.O resultado foi o seguinte:

1-Dan Wheldon
2-JR Hildebrand
3-Graham Rahal
4-Tony Kanaan
5-Scott Dixon
6-Oriol Servià
7-Bertrand Baguette
8-Tomas Scheckter
9-Marco Andretti
10-Danica Patrick
11-Ed Carpenter
12-Dario Franchitti
13-Charlie Kimball
14-Will Power
15-Vitor Meira
16-Justin Wilson
17-Helio Castroneves
18-Buddy Rice
19-Alex Lloyd
20-Pippa Mann
21-Bia Figueriredo
22-Jonh Andretti
23-Ryan Hunter-Reay
24-Davey Hamilton
25-Paul Tracy Out
26-Townsend Bell Out
27-Ryan Briscoe Out
28-Alex Tagliani POLE Out
29-James Hinchcliffe Out
30-Jay Howard Out
31-Simona De Silvestro Out
32-Ernesto Viso Out
33-Takuma Sato Out